terça-feira, 19 de maio de 2009

Cheesecake de Doce de Leite

Não sei se já experimentaram os bolos do Starbucks, mas há um que me delicia mais do que qualquer outra coisa: o cheesecake de doce de leite! Tem um sabor incrível e uma apresentação simples, mas apelativa. Da primeira vez que provei, fiquei tão rendida àquele paladar, que nem pensei em mais nada! Das vezes seguintes, tentei "decifrar" a combinação de ingredientes utilizados. Cheguei à conclusão (um bocado óbvia...) que nunca irei conseguir produzir algo semelhante, mas resolvi criar a minha própria receita, que, embora bastante mais "humilde" em termos de apresentação, tem um sabor muito agradável! ;)







Ingredientes:

2 latas de leite condensado light
200g de bolacha maria integral
75g de manteiga magra
400g de cream cheese light
1 ovo

Preparação da base:

Triturar a bolacha, até ficar em pó.
Com uma espátula de borracha, amassar a manteiga (à temperatura ambiente) com a bolacha em pó, até formar uma massa consistente, mas ligeiramente esfarelada (com aspecto de farofa).
Com esta mistura, forrar uma tarteira de fundo amovível.
Reservar.

Preparação do creme:

Com uma vara de arames, bater levemente o cream cheese até ficar com uma textura mais suave e com um aspecto mais líquido.
Adicionar uma lata de leite condensado ao cream cheese, encolvendo bem.
Bater o ovo inteiro (à parte) e juntar ao preparado anterior.
Verter o creme sobre a base de bolacha e levar ao forno, pré-aquecido, a 160ºC, durante 20 minutos.
Tirar do forno e deixar arrefecer.

Preparação do doce de leite:

Cozer uma lata de leite condensado na panela de pressão durante 40 minutos.
Deixar arrefecer.
Retirar o conteúdo da lata e bater, com a vara de arames, até ficar cremoso.
Espalhar o doce de leite em cima do cheesecake já frio, com a ajuda de uma espátula.
Levar ao frigorífico pelo menos 2h antes de servir.

1 comentário:

  1. nham nham... ui, fiquei com água na boca!!! mas nem penses que vou fazer a tua receita... Fá-la tu e depois eu vou provar...hihi... é que eu só sou boa é a fazer a minha famosa tarte de limão..

    a tua comida é linda e aposto que sabe muito bem:)

    ResponderEliminar