segunda-feira, 4 de maio de 2009

Cheesecake de Chocolate Branco

Para amantes de chocolate, em particular chocolate branco, esta receita é um must have! Não é complicada de fazer, exige apenas alguma imaginação no que toca à decoração, de modo a tornar o aspecto final do cheesecake mais atractivo.

Esta receita não saiu das páginas de nenhum livro de cozinha, nem foi "pescada" no blog de algum/a companheiro/a das artes culinárias. Foi a primeira receita integralmente criada por mim! Antes disso apenas me limitava a alterar as receitas originais que ia encontrando e que me agradavam. Agora tenho menos medo de me aventurar em experiências de doçaria e afins, já me sinto mais livre de criar coisas novas! Sky is the limit! =p

Bem, sem mais demoras, aqui fica a receita! ;)



Ingredientes:

1 pacote de bolacha Maria
100g de manteiga
300g de chocolate branco
250g de queijo mascarpone
½ pacote de natas
1 colher (sopa) de gelatina em pó
50ml de água quente
1 colher (café) de essência de baunilha

Preparação da base:

Triturar as bolachas até ficarem em pó.
Misturar, manualmente, as bolachas com a manteiga.
(Sara’s little tip: A manteiga à temperatura ambiente é mais fácil de manusear, portanto deve ser retirada do frigorifico algumas horas antes de ser utilizada)
Forrar o fundo de uma tarteira de base amovível com esta mistura.
Levar ao forno médio (180ºC ou 350ºF) durante 10min.
Tirar do forno e deixa arrefecer enquanto se prepara o recheio.

Preparação do recheio:

Partir o chocolate aos pedacinhos e derretê-lo em banho maria ou no microondas.
(Sara’s little tip: Se optar por derreter o chocolate no microondas, mexer o chocolate a cada 10 segundos, para não queimar)
Misturar o chocolate derretido com o queijo mascarpone, mexendo muito bem para não criar grumos.
Bater as natas e misturar ao preparado anterior.
Aquecer a água (sem deixar ferver) e dissolver a gelatina. Reservar.
Juntar a essência de baunilha.
Quando a gelatina tiver arrefecido ligeiramente (basta esperar 5 minutinhos), mistura-se ao recheio.
Assegurar-se que a base arrefeceu totalmente e verter o recheio.
Levar ao frigorífico, no mínimo, durante 2h.

Decoração:
Opcional
(Sara’s little tip: Comprar um Toblerone branco, dos pequenos, e derreter. Encher um saco de pasteleiro com o chocolate derretido e espalhá-lo sobre o Cheesecake já suficientemente refrigerado, criando um padrão a gosto. Com uma faca grande e sem serrilha, cortar lascas de chocolate preto e espalhá-lo por cima do chocolate branco já solidificado)

3 comentários:

  1. Foi bom teres começado com a troca de alguns ingredientes de receitas já feitas para criares as tuas próprias. Admiro a tua grande vontade, sobretudo na grande mudança de "vida" que aconteceu entretanto. Não vou deixar de não comentar esta foto belicima, acredita que até eu que não aquele amante perfeito de chocolate branco "aprecio só =P" gostava de experimentar este cheesecake =)
    Para além destas receitas e das outras todas, sabes que te desejo muito sucesso e terás sempre o meu apoio =) Boa sorte para o Blog e para as próximas papinhas. pS: A Sarinha faz uns bolinhos de côco deliciosos =D

    Bjinhu Princesa!

    ResponderEliminar
  2. é este q me vais fazer qdo me convidares para jantar? este ou qlq outro,eu quero é a promessa cumprida e a boquinha doce :D

    ResponderEliminar
  3. eu ja provei este maravilhoso bolo! eheheh
    so tenho a dizer uma palavra: brutal!!!!!!!
    a carla tem q fazer mais jantares destes, ms cntg sempre presente cmo é obvio,ms so por causa dos bolos.....va tmb pode ser pa dançar uma kizomba ou outra lol

    ResponderEliminar