quinta-feira, 7 de maio de 2009

Bolachinhas Integrais

Inventei estas bolachinhas a pensar nos meus avós, já que, infelizmente, ambos têm problemas de saúde que os impedem de apreciar a maioria dos doces que eu faço.
No fundo, estas bolachinhas são aconselháveis para toda a gente: são ricas em fibra, têm poucas calorias e têm um sabor muito agradável.
Para quem está a fazer dieta, uma bolachinha destas e uma peça de fruta ao lanche... Just perfect! ;)







Ingredientes:

50g de margarina light (preferencialmente sem sal)
50g de açúcar amarelo
1 ovo
100g de farinha de trigo integral
100g de farinha de centeio integral
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de leite magro

Preparação:

Bater a manteiga, à temperatura ambiente, com o açúcar, durante 1 minuto.
Adicionar o leite e a baunilha e misturar bem, sem bater.
Juntar o ovo e deitar, aos poucos, a farinha, mexendo sempre.
Finalmente, juntar as sementes de linhaça, envolvendo-as na massa.

Formar bolinhas de mais ou menos 3cm de diâmetro e achatá-las ligeiramente com a palma da mão.

Dispôr as bolachinhas sobre um tabuleiro forrado com papel-manteiga.

Levar ao forno a 175ºC, durante 20 minutos.

2 comentários:

  1. Boa noite*

    Claro que o mundo dos doces não pode ficar só pelos açucares, também tem de se pensar nas pessoas que não os podem comer e optam por bolachinhas integrais, já me foi oferecida uma mas nesse mesmo momento não aceitei, não foi por mal, foi só porque não tinha fome. O facto destas bolachas existirem é para contrabalançar com a quantidade de doçaria que para aqui vai xD. Acredito que estas maravilhas bolachinhas não devem ficar atrás dos outros doces.

    Boa sorte*

    ResponderEliminar
  2. olha afinal nao vou so contratar-te para minha cozinheira de doces e bolos privada,vou tambem contratar-te para seres a minha nutricionista privada. na altura q tivermos a chegar ao verao ja sabes a emenda q me vais fazer depois lol. nao te posso apresentar depois é á minha avó porque ela depois ker logo arranjar casamento por causa destes bolinhos lol

    ResponderEliminar