quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ramequins de Banana

Desde que me dediquei (quase) exclusivamente à pastelaria, sigo religiosamente três blogs: Cannelle et Vanille, Tartelette e Technicolor Kitchen. Este último é, sem sombra de dúvida, o que mais me inspira. Adoro a forma como a autora - Patrícia Scarpin - relata a escolha que fez para determinada receita, as fotografias que acompanham cada uma das delícias que prepara e o carinho com que trata todas/os as/os suas/seus fãs.
A sobremesa que hoje apresento é fruto de uma combinação de duas influências fortíssimas: a da Patrícia Scarpin e a da mania das dietas! Aliei a receita postada, dia 15 de Julho, no Technicolor Kitchen de "Sobremesa de Banana e Caramelo" (http://technicolorkitchen.blogspot.com/2009/07/sobremesa-de-banana-e-caramelo.html) à minha leve (cof cof) obcessão por sobremesas light e comida saudável em geral e o resultado foi uma sobremesa maravilhosa, feita essencialmente com ingredientes magros e/ou integrais, com uma carga calórica reduzida (mas não tanto assim...infelizmente!).
Embora não a conheça (I only wish...), dedico este post a fantástica Patricia Scarpin, por todas as fontes de inspiração que, sem saber, me foi fornecendo ao longo destes meses.



Ingredientes:

125g de farinha de trigo integral

100g de açúcar de cana integral

2 bananas (pequenas e bem maduras)

70g de manteiga magra

240ml de leite magro

1 ovo

3 colheres de chá de fermento em pó

1 colher de chá de essência de baunilha

Preparação:

Misturar bem os ingredientes secos e reserve.

Colocar as bananas no liquidificador e pulse até estarem totalmente desfeitas. Junte ao preparado anterior.

Derreter a manteiga e adicione à massa.

Bater ligeiramente o ovo e junte ao preparado anterior.

Verter, aos poucos, o leite, mexendo muito bem com uma espátula de borracha/silicone.

Juntar a essência de baunilha e misture até ficar com um aspecto homogéneo.

Levar ao forno, previamente aquecido a 180ºC, em ramequins individuais, durante 20min.

2 comentários:

  1. hi babe so vim ca duas vezes e nunca comentei o teu blog, sou uma monga :P
    bem babe esse bolo é um dos meus preferidos,lembras-te la no sobral que eu nao saía da cozinha? Ah pois era mesmo por causa desse bolinho..é tao mas tao bom =)
    Tu es uma optima "pasteleira", os teus doces sao maravilhosos, tem imenso jeito e eu tenho imenso jeito para os comer =P
    beijinho =)
    LY

    ResponderEliminar
  2. Oi, Sara! Tudo bem?
    Você não imagina a alegria que é para mim receber esse carinho seu - fico feliz da vida! Amei o post e quanta honra estar ao lado da Helen e da Aran (que são donas de blogs fantásticos).
    Esta sobremesa de banana está linda e me deu uma vontade enorme de fazê-la novamente, só de olhar pra sua!

    Beijo grande e obrigada!

    ResponderEliminar