segunda-feira, 22 de março de 2010

Pavlova de Chocolate e Frutos Vermelhos


Já há algumas semanas que a minha querida mãezinha segue religiosamente o programa da Nigella. Não a condeno! Todavia, sendo eu também uma espectadora (embora não tão assídua), ainda não tinha assistido a um episódio verdadeiramente inspirador, até porque a Nigella é bastante mais focada em Cozinha do que em Pastelaria.

No entanto, há uns dias atrás, a minha mãe falou-me numa sobremesa que tinha visto no programa e pediu-me por tudo para a fazer: Pavlova.

Eu já conhecia a sobremesa, só não sabia a sua história. O seu nome invulgar foi atribuído em honra de uma famosa bailarina russa que, nos anos 20, fez uma tour pela Austrália e pela Nova Zelândia, não se sabendo ao certo em qual dos dois destinos foi criada a dita delícia feita à base de suspiro, chantilly e fruta.
Ingredientes:
180g de claras (cerca de 6)
300g de açúcar branco granulado
3 colheres de sopa de cacau em pó magro
1 colher de sobremesa de vinagre balsâmico
50g de chocolate de culinária finamente picado
1 pacote de natas frescas para bater
2 colheres de sopa de açúcar light
morangos e framboesas q.b.
Preparação da Base de Merengue:
Bater as claras em castelo e ir adicionando o açúcar, 2 colheres de sopa de cada vez, batendo bem entre cada adição.
Juntar o chocolate picado, o vinagre e o cacau e envolver gentilmente no preparado anterior.
Desenhar um círculo de merengue num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal e alisar o centro com uma espátula, criando maior volume nas bordas.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 1h, baixando imediatamente a temperatura para 150ºC.
Deixar a base arrefecer dentro do forno, com a porta aberta.
Preparação do Chantilly:
Bater as natas com o açúcar light até obter uma textura de picos moles.
Espalhar sobre a base de merengue ja fria.
Decoração:
Dispôr os frutos vermelhos sobe o chantilly e servir de seguida, preferencialmente.

1 comentário:

  1. Olá Sara,

    Eu por norma sigo a Neuza :-)... em saborintenso.com

    E estou para experimentar esta:
    http://www.saborintenso.com/f23/bavaroise-suspiros-3828/

    Se por acaso tb ficares curiosa, diz-me como ficou
    Beij.
    S.

    ResponderEliminar