quarta-feira, 3 de março de 2010

Custards de Chocolate e Laranja com Crocante


O primeiro post do ano... Em Março! É péssimo, eu sei. Nem vou tentar justificar...
Mas falando de coisas mais entusiasmantes, sinto-me na necessidade (e no dever) de informar que começou agora o 2º semestre e eu estou extremamente satisfeita com as cadeiras que tenho, em especial com aquela pela qual eu tanto ansiei... Pastelaria! Ainda não fizémos muita coisa - apenas pontos de açúcar, fios de ovos, massa folhada e alguns cremes - mas já foi o bastante para eu sentir que estou onde pertenço. (:




Ingredientes:

200g de chocolate de culinária
3 gemas de ovo
1 laranja (sumo e casca)
75ml de leite magro
150g de açúcar branco refinado
100ml de água
10g de manteiga sem sal
açúcar em pó q.b.

Preparação dos Custards:

Derreter o chocolate com 50g de açúcar, o leite e a manteiga.
Adicionar o sumo da laranja.
Esperar que arrefeça e juntar as gemas, uniformizando o preparado com o auxílio do fouet.
Verter o preparado em ramequins.
Levar ao forno, em banho-maria, durante 20 minutos, a 200ºC.
Deixar arrefecer totalmente e polvilhar com açúcar em pó.

Preparação do Crocante:

Cortar a casca de laranja em juliana.
Levar a água e o restante açúcar (100g) ao lume.
Quando atingir o ponto pérola (cerca de 110ºC) adicionar a casca de laranja.
Deixar caramelizar.
Retirar do lume, deixar arrefecer e partir em pedacinhos.
Polvilhar sobre os custards.

1 comentário:

  1. "mas já foi o bastante para eu sentir que estou onde pertenço. (:"

    Fico muito contente, Sarinha :)

    Beijinhos,
    Xana

    ResponderEliminar